Escola Itinerante de Artes Cênicas

ANO DE REALIZAÇÃO – 2008

LOCAL: ARACRUZ – ES

PARCERIAS: SECULT X PREFEITURA DE ARACRUZ x CDC

SOBRE:

Espetáculo da Escola Itinerante de Artes Cênicas encanta o público em Aracruz

Na noite do dia 07 de novembro de 2008, o Teatro Municipal de Aracruz foi palco de um verdadeiro espetáculo de talento, diversidade e emoção com a apresentação final da Turma de Dança da Escola Itinerante de Artes Cênicas. O evento marcou o encerramento da 3ª etapa do projeto na Regional Metropolitana, reunindo bailarinos de Aracruz, Itaguaçú, Fundão, Serra, Vila Velha, Cariacica e Santa Tereza.

O público lotou o espaço e se emocionou com a performance dos jovens artistas, que mostraram versatilidade ao abordar duas importantes linguagens da dança: Danças de Rua e Contemporânea. O espetáculo foi dividido em dois movimentos coreográficos — “Caiana” e “Linha do Tempo” —, que proporcionaram momentos únicos de conexão entre tradição, contemporaneidade e cultura urbana.

A coreografia “Caiana”, dirigida por Elidio Netto, foi inspirada na pesquisa do ritmo do congado capixaba, homenageando Dona Astrogilda, a rainha do congo da Vila do Riacho. A montagem encantou pela combinação da força física dos bailarinos com a sutileza criativa, transportando o público para as raízes culturais do Espírito Santo.

Já “Linha do Tempo”, com direção de Lalau Street, trouxe a energia das Danças de Rua para o palco, revisitando estilos como Break, Locking, Popping, Hip Hop Dance, Video Dance e Dancehall. A apresentação foi uma verdadeira viagem pela história do Street Dance, mostrando como essa manifestação artística continua a inspirar e transformar vidas em diferentes gerações.

Além da performance principal, a noite contou com apresentações especiais da Oficina de Violão de Aracruz, da turma de Dança do Ventre com a professora Angélica Fernandes e a premiação dos destaques da noite, incluindo o melhor dançarino, a melhor dançarina e o grupo revelação. Também foram anunciados os grupos vencedores do tradicional Show de Calouros “O Domingo é Nosso”.

A realização do evento é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer de Aracruz (Semuc) e com produção executiva da CDC – Central das Comunidades do Espírito Santo e da Arte Vila Projetos Culturais. A noite reafirmou o poder transformador da arte e a importância de projetos como a Escola Itinerante de Artes Cênicas, que além de formar artistas, promove inclusão, diversidade e o fortalecimento da cultura capixaba.

PUBLICAÇÕES:

https://www.aracruz.es.gov.br/noticias/94-escola-itinerante-de-teatro-finaliza-apresentacao-em-aracruz

https://centraldascomunidades.blogspot.com/2008/11/escola-itinerante-de-artes-cnicas-turma.html