Dia Internacional Contra Corrupção

ANO DE REALIZAÇÃO – 2008

LOCAL: VITÓRIA – ES

PARCERIAS: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ES X CDC

CDC participa de grande mobilização pelo Dia Internacional Contra a Corrupção em Vitória

No dia ,b>9 de dezembro de 2008, data em que se celebra o Dia Internacional e Estadual Contra a Corrupção, o Ginásio do Álvares Cabral, em Vitória, foi palco de um dos mais expressivos atos públicos de conscientização e combate à corrupção já realizados no Espírito Santo. A ação, promovida pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em parceria com a Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), contou com o apoio e participação ativa da Central das Comunidades (CDC).

Mais de mil pessoas — entre crianças, adolescentes, professores e representantes da sociedade civil — estiveram presentes neste evento, que uniu cultura, arte, esporte e cidadania em torno da campanha nacional “O que você tem a ver com a corrupção?”.

A cerimônia foi aberta com a apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar, que executou o Hino Nacional, seguida da exibição de vídeos e da nova versão do jingle da campanha, intitulada “Caçadores de Corruptos”.

A CDC, levou ao evento uma expressiva contribuição cultural. O grafiteiro Ed Brow apresentou um painel gigante, abordando a temática da ética e da honestidade. O esporte marcou presença com uma impactante exibição de basquete de rua, com os atletas Diaules e Deivide, que arrancaram aplausos com manobras e dribles incríveis.

O Hip Hop também foi um dos destaques, com a performance vibrante da banda Los Zombres, que envolveu o público e reforçou, com muita atitude, a importância da luta contra a corrupção. Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação da aluna Micaela Lopes Tomaz, da Escola Municipal Orestes Souto Soares, de Viana. Vencedora do concurso de redação da campanha, ela declamou seu texto no ritmo do Hip Hop.

Estiveram presentes autoridades e personalidades importantes, como o procurador-geral de Justiça, Fernando Zardini Antonio, que destacou a importância das pequenas atitudes no combate à corrupção. O presidente da AESMP, Almiro Gonçalves, também ressaltou que a transformação ética da sociedade começa pela base — na família, na escola e nas pequenas ações do cotidiano.

O evento contou ainda com a participação do campeão brasileiro de futebol freestyle Murilo Pitol, da ginasta Ana Paula Ribeiro, e foi encerrado com chave de ouro pela bateria da Mocidade Unida da Glória (MUG), trazendo o clima contagiante do carnaval capixaba.

A CDC reafirma com orgulho seu compromisso com a educação cidadã, a valorização cultural e a promoção da ética como caminhos para uma sociedade mais justa. O sucesso deste evento mostra que a transformação é possível quando diferentes setores se unem em prol de um objetivo comum: dizer não à corrupção e sim à esperança.

PUBLICACÃO:

https://centraldascomunidades.blogspot.com/2008/12/cufa-es-e-ministrio-pblico-dia.html